ESPAÇO DE INFORMAÇÕES, CURIOSIDADES, LUGARES, EVENTOS.. TUDO QUE SURGIR :) E QUE TRAGA ALGUM TIPO DE REFLEXÃO, SEMPRE !

1.2.07


Coincidências não ... SINCRONICIDADE ;)

Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal mas por relação de significado. A sincronicidade é também chamada por Jung de "coincidência significativa".
O termo Sincronicidade foi utilizado pela primeira vez em publicações científicas em 1929, porém C.G.Jung demorou ainda mais 21 anos para acabar o livro "SINCRONICIDADE : UM PRINCÍPIO DE CONEXÕES ACAUSAIS", aonde expõe o conceito e propõe o início da discussão do assunto. Um de seus últimos livros e segundo ele o de elaboração mais demorada devido a complexidade do tema e da impossibilidade de reprodução dos eventos em ambiente controlado.
Basicamente, é a experiência de se ter dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.
A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi um princípio que Jung sentiu abrangido seus conceitos de
Arquétipo e Inconsciente coletivo.
Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight".
Jung afirmava que temos quatro funções básicas: razão, emoção, sensação e intuição. No nosso ser, geralmente uma delas é predominante. Mas quando trabalhamos internamente estas funções na direção do equilíbrio, uma nova função é acrescentada: a sincronicidade
.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincronicidade

Estávamos de saída para nosso "retiro" às 4 da matina, então sem esperarmos aparece uma bruxa - Vitale, uma senhora que mora ali do lado e que partilha seu conhecimento, seus rituais, meditações, terapias alternativas conosco; despertando-nos à reflexão sobre o sentido de nossa viagem, e partilhando suas vivências nesta cidade destinada ao Sul de Minas. Na despedida aconselhou que meditássemos...
Rique - azul: A LUZ AZUL DÁ PROTEÇÃO E AJUDA A DESENVOLVER O PODER INTERIOR.
Lyn - violeta: LUZ VIOLETA PERMITE VENCER AS LIMITAÇÕES E SE TRASFORMAR.
Rodrigo - dourado: A LUZ DOURADA ABRE A PORTA DE SUA ALMA E DO SEU CORAÇÃO.

4 comentários:

Henrique Garcia disse...

nesse caso , foi a 1ª bruxa que nos apareceu hehehe :)

Henrique Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Garcia disse...

Joana Darc
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9950186296037365944

Escreveu:

Bela,

O livro a Profecia Celestina aborda bem esse tema , é uma da visões descritas no livro (dividadas em 09)ficar atento às sincronicidades.

No Caminho de Santiago é uma máxima , ficar atenta aos sinais.
Vc já começou bem o blog, o tema é muito interessante.
Só um trechinho do prefácio do livro feito por Paulo Coelho:

"Um deles(insights) se relaciona à consciência sobre as misteriosas coincidências que ocorrem na vida. Qualquer pessoa, que esteja alerta e conectada a esta energia interior, vai ser capaz de atrair uma série de eventos capazes de, por exemplo, criar um novo mundo ao seu redor. A força divina dirige nossas vidas para um destino particular, um fenômeno que Jung já chamou de sincronicidade, e esta percepção nos dá uma nova consciência na vida - aqui estou falando de vida mesmo, vida diária, cotidiano, acordar, trabalhar, dormir. Ter consciência de que as "coincidências" (aqui entre aspas) acontecem conosco, a todo instante, é o primeiro passo para que elas passem a acontecer cada vez mais. Se estou aqui, escrevendo este texto, sobre um autor com quem me identifico, não é uma simples "coincidência".