"A angústia respiratória é a angústia fundamental, aquela que mais desata defesas, na terminologia tradicional da psicanálise." (GAIARSA, P. 59)
O REMÉDIO IMEDIATO ESTÁ EM ACERTAR A RESPIRAÇÃO.
"Dado que o pulmão é um lugar, os sintomas referem-se a espaço - agorafobia e claustrofobia - podem ser melhor compre - endidos"
"Angústia é "estreito" . O único lugar do corpo onde a "restrição" pode significar a morte é o pulmão.Ao respirar pouco - mesmo que o não perceba claramente - o indivíduo sabe ...que está vitaente ameaçado.Ele teme morrer; que ele tema em ficar louco não me surpreende. Dada a relação entre a taxa de oxigênio do sangue (oxemia) e as funções cerebrais, qualquer alteração na primeira retrata em alterações bastante graves na segunda; estas alterações corticais podem e devem ser sentidas, subjetivamente, como um começo de loucura."
Os casos clínicos mostram que a respiração pode sofrer alterações consideráveis por força de experiências infelizes.
Fazia sempre o que se deve fazer e jamais o que é preciso fazer. Vivia justificando-se por tudo o que não fazia,à custa de tudo que devia fazer.
Vivia escravo das ... aspirações e anseios coletivos.
...Eram essas vozes as vozes dos outros, continuamente julgando, vingando, solicitando, suplicando, impondo. Tomado pela voz de muitos, sempre presentes à sua mente, o rapaz não conseguia ouvir a sua própria voz.
"Um sufocamento crônico, imobilizado por todo esforço que faz afim de conter seus desejos, até seus medos, Um angustiado crônico, talvez um homem moderno..." (GAIARSA, P.83)
...Lembrar sempre que os movimentos são ou podem se fazer voluntários - a respiração é nosso hábito mais antigo; por isso mesmo, o mais inconsciente - daí a importância da pessoa anciosas; elas se quer percebem que a dificuldade básica está na respiração e, quando percebem, têm poucos recursos para corrigir a restrição dos movimentos do tórax e do diafragma.
ESPAÇO DE INFORMAÇÕES, CURIOSIDADES, LUGARES, EVENTOS.. TUDO QUE SURGIR :) E QUE TRAGA ALGUM TIPO DE REFLEXÃO, SEMPRE !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário